Hospedagem no Japão: Onde é melhor ficar? (parte 1)

Ano passado foi a segunda vez que voltei ao Japão. Da primeira vez que estive lá, em 2008, foi meio corrido para achar acomodações, e acabamos dando sorte com alguns lugares e azar com outros. Desta vez, deu tempo de fazer a lição de casa direitinho e posso dizer que foi uma das melhores viagens da minha vida. E muito se deve à escolha das acomodações e da época em que viajamos (primavera).

É muito fácil se locomover dentro das grandes cidades, especialmente em Tokyo, afinal,linha de metrô é o que não falta. Nas grandes cidades, as placas nos metrôs  estão escrito em alfabeto romano, o que facilita a vida dos estrangeiros. Alias, mesmo que não fale japonês, o turista ocidental consegue se virar muito bem nas cidades grandes.  As pessoas são solícitas e a maioria dos jovens japoneses entende um pouco de inglês. O problema é quando se vai pro interior do Japão, mas isso é história pra outro post…

Abaixo estão os lugares onde fiquei hospedada e que gostei muito. As acomodações vão desde hostel à ryokan, posso dizer que testei quase tudo quanto é acomodação no Japão (exceção aos Love Hotels), e nenhum lugar deixou a desejar, era tudo muito limpo e arrumado (diferentemente de Nova York, onde se paga uma nota por um quarto cheirando a mofo)…mas deixo o aviso: quem vai ao Japão deve se preparar para ficar ao menos 1 noite em um ryokan tradicional. A experiência é de outro mundo, é caro, eu sei, mas vale a pena. Portanto, economize suas moedinhas antes de viajar para ter essa experiência.

dica: leve sempre com você o endereço com o mapa do hotel ou o cartão do mesmo, caso você se perca e precise voltar para o hotel de táxi. Os mapas das estações são normalmente confusos para se ler, e os taxistas geralmente não falam inglês.

TOKYO

K’S HOUSE TOKYO

Na nossa primeira parada em Tokyo, ficamos no K’s house, um hostel localizado na estação Kuramae, próximo de Asakusa. O local é muito limpo, os atendentes super atenciosos e apesar da localização não ser a melhor é tranquilo e compensa pelo preço. Como estávamos em 4 pessoas, conseguimos pegar um quarto privado para 4 pessoas só para nós, mas o banheiro era dividido por todos no andar, o que não foi de todo ruim, pois era limpíssimo e o chuveiro sempre estava vago.

localização: não é central, mas fica perto de Asakusa.

quanto custa: 3,000 yen por pessoa em quarto privativo para 4 pessoas.

amenidades: ar condicionado e wi-fi no quarto. Guias de viagens disponíveis na sala comum, café e chá na faixa. Cozinha equipada. Local para guardar bagagem. Secador de cabelos no banheiro. Lavanderia.

pegadinha: não tem

K’sHouse Tokyo

ACE-INN

Na nossa segunda parada em Tokyo optamos por ficar num Capsule Hotel. Foi difícil achar um, pois a maioria dos capsule hotels só aceitavam homens, ou quando aceitavam mulheres, estas tinham que ficar em um andar separado. Então para quem está viajando de casal, não é a melhor opção. Outra coisa, é que a maioria dos capsule hotels tem dimensões pequenas demais para estrangeiros. Encontramos um capsule hotel que não tinha nenhuma dessas restrições, o Ace-inn, que fica perto da estação Akebonobashi. Fica a 2 estações da linha Yamanote, que é a linha circular de Tokyo.

localização: quase central, com fácil acesso a linha circular yamanote.

quanto custa: 3,150 yen.

amenidades: ar condicionado e wi-fi no quarto. Lockers no quarto. Local para guardar a bagagem. Aluguel de toalhas.

pegadinha: o local onde está o hotel é desprovido de charme.

Ace-Inn

SAKURA HOTEL

Na minha primeira visita a Tokyo, fiquei no Sakura Hotel, uma rede de hotel barata em Tokyo com unidades em Jimbocho, Ikebukuro, Hatagaya e um hostel perto de Asakusa. Ficamos na unidade de Jimbocho, num quarto privativo para 3 pessoas. O bacana é que eles afixavam na lousa branca as nacionalidades dos hóspedes presentes no hotel.  Tinha café da manhã simples por 315 yen.

localização: bem localizado, fica numa região central de Tokyo a 2 min de caminhada da estação Jimbocho com fácil acesso à linha yamanote.

quanto custa: 3,780 yen por pessoa em quarto privativo para até 4 pessoas.

amenidades: ar condicionado e wi-fi no quarto. Guias de viagens disponíveis na sala comum. Cozinha equipada. Aluguel de toalha e secador de cabelos. Local para guardar bagagem. Lavanderia.

pegadinha: para ter acesso ao nosso quarto, é preciso passar por um corredor que fica ao céu aberto (tem cobertura, pelo menos). Idem para o banheiro. No outono, época em que fomos, o frio no corredor atrapalha. Os quartos coletivos nao precisam passar pelo corredor.

Sakura Hotel Ikebukuro

KYOTO

K’S HOUSE KYOTO

Mais uma vez, optamos por ficar no K’S house. O K’S house de Kyoto é ainda melhor que o de Tokyo, e tem bicicletas para alugar, o que foi uma mão na roda para nós.

localização: bem localizado, fica a 10 min de caminhada da estação central de Kyoto.

quanto custa: 2,500 yen por pessoa em quarto para 6 pessoas.

amenidades: ar condicionado e wi-fi no quarto. Guias de viagens disponíveis na sala comum, café e chá na faixa. Cozinha equipada. Secador de cabelos no banheiro. Local para guardar bagagem. Lavanderia. Aluguel de bicicletas. Em anexo ao Hostel, tem um bar/cafeteria que serve lanches rápidos e um buffet de café da manhã muito bom por módicos 680 yen.

pegadinha: não tem

K’s House Kyoto

OSAKA

GUESTHOUSE U-EN

Chegar nesse guesthouse foi uma jornada e tanto. Era noite, estava começando a nevar e não nos entedíamos com o mapa da estação. 3 taxistas já haviam nos recusado a levar ao guesthouse (começavamos a ponderar se havia algo de errado com o local) até que ligamos para o guesthouse explicando a situação e eles se propuseram a nos buscar na estação caso não conseguíssemos outro taxi.  Mas conseguimos, eles conversaram com o taxista, guiando ele pelo celular até o guesthouse. Nota 10 para o atendimento do guesthouse u-en.

A hospedagem em Osaka foi uma agradável surpresa. Esse hostel fica num antigo prédio de madeira, misturando o novo com o antigo, tem uma atmosfera reconfortante. Tem opcão de quartos privados (1 deles no estilo ocidental) e quartos coletivos, no estilo japonês, ou seja, você dorme em um futon, em cima do tatami.O banheiro merece um destaque à parte, é uma pérola, no melhor estilo tranformer, puxa porta aqui, puxa pedaço de madeira acolá, e um espaço outrora aberto vira uma box de banheiro privativo! (pena que esqueci de tirar fotos dele)

localização: fica a 10 min de caminhada da estação amatsukuri na linha circular Osaka.

quanto custa: 1,800 yen por pessoa em quarto para 10 pessoas.

amenidades: ar condicionado, aquecedor e wi-fi no quarto. Guias de viagens e mangás disponíveis na sala comum. Cozinha equipada. Secador de cabelos no banheiro. Lockers. Local para guardar bagagem. Lavanderia. Aluguel de bicicletas.

pegadinha: não tem.

Guesthouse U-En

KANAZAWA

GUESTHOUSE NAMASTE

Esse guesthouse é na verdade a casa do simpático Makoto-san, que passou mais de 10 anos morando na Índia. Ele fala inglês muito bem, e dá ótimas dicas de passeio na cidade. A casa é limpíssima, o quarto foi um dos maiores que ficamos (tinha um estilo misto, com cama e futon) e a atmosfera do local era muito familiar.

localização: fica a 7 min de caminhada da estação Kanazawa.

quanto custa: 10,400 yen pelo quarto familiar para 4 pessoas.

amenidades: ar condicionado, aquecedor e wi-fi no quarto. Guias de viagens e mangás disponíveis na sala comum. Cozinha equipada. Secador de cabelos, shampoo e condicionador no banheiro. Lockers. Local para guardar bagagem. Lavanderia (apenas máquina de lavar). Aluguel de bicicletas.

pegadinha: não tem.

Guesthouse Namaste

Uma resposta para “Hospedagem no Japão: Onde é melhor ficar? (parte 1)

  1. gostei mto desse blog qualquer coisa vc podia postar algumas coisas de shizuoka hehehhe pq daki uns 2 meses to indo pra lah trabalhar to mto ancioso pra essa viagem heheh abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s