Japan Rail Pass e outros passes de trens

Uma das melhores economias que você pode fazer se for ao Japão é comprar o Japan Rail Pass. Disponível apenas para quem mora fora do Japão e vai visitá-lo por no máximo 90 dias, seu uso se estende por todo o país e inclui o uso de até mesmo ônibus e  balsas. Ele é válido para:

– Trens JR (quase todos os trens estão incluídos: shinkansen, limited express, express, rapid e trens locais)

– Linha de trem Aomori que passa entre Hachinohe e Aomori (nesse caso, só se pode embarcar e descer nas estações de Aomori, Hachinohe e Noheji)

– Tokyo Monorail para Aeroporto de Haneda (aeroporto de vôos domésticos de Tokyo)

– Balsa da JR para Miyajima

– Ônibus de circulação local da JR

– Ônibus de viagens da JR (também não tem muitas opções, veja aqui os itinerários)

Além disso, existem 2 categorias de JR Pass:

Ordinary (classe econômica) e Green (primeira classe ou como eu chamo: V.I.P.)

A diferença de valor entre os 2 é significativa. O que nos leva à questão: Quanto vale o seu conforto?

A classe econômica dos trens tem beeem mais espaço para suas pernas do que uma classe econômica de qualquer avião. Viajamos por 30 dias pelo Japão pela classe econômica muito bem, e sempre com espaço de sobra e os vagões nunca estavam abarrotados, apesar de as vezes estarem um pouco cheios.

Já a classe vip tem assentos mais espaçosos e confortáveis, são mais vazios, travesseiros maiores, cobertores, bebidas de graça (as vezes até algum snack) e uma sala  de espera dedicado aos V.I.P. Vale a pena o investimento? Sinceramente não sei e vale dizer que a maioria dos trens locais tem somente vagões de classe econômica. A não ser que você vá ao Japão em época de feriado nacional (o famoso golden week) você não deverá ter problemas em arranjar assentos na classe econômica. No entanto, você sempre pode reservar sua passagem com antecedência pelo site…

Definido qual o tipo se encaixa melhor no seu perfil, só falta escolher o tempo de validade do seu passe. Sao 3 tipos: 7, 14 ou 21 dias. Os preços você encontra aqui. E aqui vai a lista dos revendedores autorizados da JR na América do Sul.

obs: vale lembrar que você deve andar sempre com o seu passaporte em mãos, caso contrário não conseguirá usar seu JR Pass.

Agora…você vai ao Japão e não vai ficar na correria de ver 1 cidade por dia…sendo assim, talvez o JR Pass não seja o melhor negócio para você. Nesse caso, onde você vai ter uma cidade como base (provavelmente Tokyo ou Osaka) e só quer dar um pulinho acolá, existe outra opção: O JR Seishun 18 Kippu.

Com ele, você consegue usar os trens locais e os rápidos da JR (mas não o express, o limited express e o shinkansen) em escala nacional por 5 dias flexíveis e o tal passe ainda pode ser dividido entre as pessoas. Custam bem menos que o passe de 7 dias: 11,500 yen, porém só está disponível em certas épocas do ano e só pode ser comprado quando você já estiver no Japão em qualquer estação da JR.

SOBRE OS OUTROS PASSES DE TRENS EXISTENTES:

não vou cobrir todos, porque são muitas opções, vou colocar as que eu julgo mais úteis.

Estes são divididos por áreas específicas, portanto só vale a pena se você concentrar sua viagem somente naquela área. São elas:

Hokkaido Rail Pass

Válido apenas para a região de Hokkaido para estrangeiros, tem passes de 3, 5, 7 dias consecutivos ou um passe de 4 dias flexíveis a ser usado num período de 10 dias. Maiores informações aqui.

Hokkaido Free Pass: passe váido também para residentes no Japão, é um passe de 7 dias.

JR East Pass – região de Kanto/Tohoku

Passe de 5, 10 dias consecutivos ou 4 dias flexíveis (usei esse passe na minha primeira viagem ao Japão). Válido para quase todos os trens da JR, incluindo os Shinkansens (menos o Shinkansen Tokaido)Pode ser comprado dentro ou fora do Japão. Mais informações, aqui.

JR West Rail Pass – Região de Kansai

Válido para a região de Kansai, abrange cidades como Osaka, Kyoto, Kobe, Nara, Himeji…tem passes de 1, 2, 3, ou 4 dias consecutivos, sendo que o mais caro custa 6,000 yen. Disponível apenas para quem vai visitar o Japão, pode ser comprado dentro ou fora do país. Informações aqui.

Kyushu Rail Pass – Região de Kyushu

Passes de 3 ou 5 dias consecutivos, válidos para os trens da linha JR Kyushu incluindo o Kyushu shinkansen e os limited express, porém o Sanyo Shinkansen fica fora da lista. Disponível apenas para quem vai visitar o Japão, pode ser comprado dentro ou fora do país.Mais informações aqui.

e uma última dica, eu usei  o hyperdia para checar os horários e rotas dos trens, muito útil para todo viajante não perder a viagem (desculpe, não resisti ao trocadilho).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s